🤬 Pare de Vender seu Tempo e Saia da Corrida dos Ratos, Aprenda a Montar um Negócio com 4 Fontes de Renda.

Método Validado e Comprovado para Criar Novas Fontes de Renda no seu Tempo Livre

Compartilhar:

O Investidor Inteligente: Um investimento bem-sucedido não requer um QI estratosférico, sorte, ou informações privilegiadas. Em vez disso, o que é necessário é um quadro intelectual sólido para tomada de decisões combinado com a habilidade de manter as emoções sob controle. No livro “O Investidor Inteligente”, Benjamin Graham apresenta tal quadro, junto ao pensamento lógico que o ajudará a controlar suas emoções. Sua estratégia de investimento tem sido uma das mais bem-sucedidas nos últimos cem anos. 

Os registros impressionantes, não apenas de Graham, mas também de seus inúmeros discípulos, são impossíveis de ignorar. Entre eles, a estrela mais brilhante é Warren Buffett, um dos homens mais ricos do mundo e o investidor mais bem-sucedido de todos os tempos, que se refere a esta obra como “de longe, o melhor livro sobre investimentos que já foi escrito.”



Lição número 1: Conheça o Sr. Mercado. 

Imagine que você possui parte de um negócio pelo qual pagou 1 mil dólares. Todos os dias, uma pessoa bipolar chamada Sr. Mercado aparece na sua casa com uma opinião sobre quanto sua parte daquele negócio vale. Além disso, ele se oferece para comprar sua parte ou vender-lhe mais uma com base nessa cotação. 

A história tem mostrado que a opinião do Sr. Mercado sobre quanto vale sua parte do negócio, pode ser pura bobagem. Por exemplo, em março de 2000, ele estimou que o valor da sua parte era de 2.600 dólares. Apenas um ano depois, em março de 2001, ele achava que valia 500 dólares, mesmo que a receita da empresa tivesse aumentado em 50% e o lucro aumentado em 20% durante o mesmo período. 

Deixaria mesmo esse cara decidir quanto vale sua parte do negócio? Um dos princípios fundamentais de Graham é que uma ação não é apenas um símbolo de tempo combinado com uma etiqueta de preço, é um interesse de propriedade em um negócio e, como o Sr. Mercado nem sempre é racional, o valor real do negócio pode diferir do preço que ele está disposto a pagar.



De fato, frequentemente uma ação está super ou subvalorizada, já que o Sr. Mercado facilmente se torna excessivamente otimista ou, inversamente, muito pessimista. Nesse sentido, Graham aconselha você a investir apenas se conseguir sentir-se confortável em manter as ações no futuro sem se desesperar com os preços oscilantes que o sr. Mercado apresenta diariamente, mas para o investidor que consegue manter a cabeça fria, o sr. Mercado apresenta uma ótima possibilidade de ganhar dinheiro, pois ele não o obriga a fazer negócio com ele, ele simplesmente apresenta uma oportunidade de fazê-lo. 



Você deve ficar feliz em vender para ele quando ele te oferecer preços absurdamente altos e, da mesma forma, você deve ficar feliz em comprar quando ele lhe apresentar “promoções”. Devemos considerar que, na época em que Graham escreveu este livro, as pessoas eram muito menos bombardeadas com notícias, previsões, cotações de ações e assim por diante do que somos hoje. 



Na década de 1970, o sr. Mercado aparecia apenas uma vez por dia, junto com o jornal matutino. Hoje, ele quer fazer negócios conosco toda vez que abrimos o celular, ou na tv, na internet… Mas apenas porque o sr. Mercado o visita com mais frequência, não significa que você precise negociar com ele com mais frequência do que as pessoas precisavam na década de 70. Se ele não apresentar uma oferta que atenda aos seus padrões, ignore-o e siga em frente com o seu dia. 

Lição número 2: Como investir como um investidor defensivo. 

De acordo com Graham, há dois tipos de investidores: o investidor defensivo e o investidor empreendedor. A maioria das pessoas é mais adequada para a estratégia defensiva, uma vez que o tempo que estão dispostas a dedicar aos investimentos é limitado. O investidor defensivo deve criar uma carteira com uma mistura de títulos e ações, digamos 50 ações e 50 títulos.



Note que a quantidade que você deve dedicar a cada categoria de ativo depende da sua situação pessoal e da diferença atual do rendimento médio de ações versus títulos. É necessário rebalancear a alocação de ativos uma ou duas vezes por ano, de modo que, se as ações repentinamente compuserem 60% da carteira em comparação com apenas 40% em títulos, venda ações e compre títulos até que fique dividido 50/50.

Invista uma quantia fixa de capital em intervalos regulares, por exemplo, imediatamente após receber seu salário. Isso é chamado de custo médio e permitirá que você consiga um preço justo para ações e títulos. Acima de tudo, garantirá que você não concentre toda sua compra no momento errado. Para as ações de sua carteira, o investidor defensivo deve visar os seguintes princípios: 



1) Diversificação nas empresas de seu portfólio, também certifique-se de não estar superexposto a uma única indústria; 

2) As empresas devem ser grandes, que Graham as definiu como gerando mais de US$ 100 milhões em vendas anuais após a inflação.

3) Procure empresas financeiramente conservadoras que possuam o chamado índice de liquidez corrente de pelo menos 200%. Isso significa que seus ativos circulantes são pelo menos duas vezes maiores do que suas obrigações e passivos circulantes. 

4) Os dividendos devem estar sendo pagos aos acionistas há pelo menos 20 anos. 



5) Não houve déficit de lucro nos últimos 10 anos. 

6) Pelo menos 33% de crescimento nos lucros durante os últimos 10 anos, o que equivale a um crescimento conservador de mais de 2,9% ao ano. 

7) Nunca pague mais do que o necessário pelos ativos, o preço da ação não deve ser superior a 1,5 vezes seu valor patrimonial líquido. O valor patrimonial líquido pode ser calculado subtraindo as obrigações da empresa de seus ativos. 

8) Não pague mais do que o necessário pelos lucros também. Não deixe o índice (preço sobre lucro) ser superior a 15, quando calculado os lucros dos últimos 12 meses. Uma alternativa hoje em dia é investir em um fundo de índice, que por definição terá retornos similares à média do sr mercado. Se você está satisfeito com uma rentabilidade média para os seus investimentos, você só precisa dessas duas primeiras lições.



No entanto, se você está buscando mais, também precisa considerar a Lição número 3: Como investir como um investidor empreendedor.

Para bater o mercado, ser um investidor empreendedor é muito mais exigente. Isso requer paciência, disciplina, vontade de aprender e muito tempo. Muitos profissionais e investidores privados não estão preparados para isso. É mais fácil ser vítima das cotações de preço do Sr. Mercado do que se possa imaginar. Basta ouvir essas duas declarações do início dos anos 2000, no pico da bolha da internet, feitas pelo estrategista-chefe de dois grandes fundos mútuos de investimento.

“É uma nova ordem mundial. Nós vemos pessoas descartando empresas corretas, com as pessoas corretas, com as visões corretas, porque o preço de suas ações está alto. Esse é o pior erro que um investidor pode cometer”. 



O mercado de ações é mais arriscado hoje do que há dois anos, simplesmente porque os preços estão mais altos? A resposta é não, mas a resposta também é sim. Ambas as afirmações acabam sendo custosas para os investidores que colocam seu dinheiro nesses fundos, já que os lucros que as empresas podem obter são finitos, o preço que os investidores inteligentes devem estar dispostos a pagar por essas empresas também deve ser finito. 

O preço é realmente um fator importante para o investidor empreendedor. Assim como o mercado tende a supervalorizar empresas que cresceram rapidamente ou são glamorosas por algum outro motivo, ele tende a subvalorizar as empresas com desenvolvimento insatisfatório. O investidor inteligente deve, portanto, tentar evitar as chamadas – ações de crescimento – tanto quanto possível, porque essa decisão de investimento é baseada em lucros futuros, e lucros futuros são menos confiáveis do que avaliações atuais. 



Por outro lado, se você encontra uma empresa que é valorizada abaixo de seu capital de giro, você basicamente não paga nada por todos os ativos fixos, como prédios, terrenos, máquinas e instalações. O capital de giro pode ser calculado subtraindo-se os passivos totais dos ativos circulantes. Tais empresas se provaram verdadeiramente lucrativas durante a carreira de Graham como investidor, infelizmente elas são raras hoje, exceto durante mercados em baixa.

Felizmente, Graham sugere um método adicional para encontrar oportunidades para o investidor empreendedor. Esses critérios são semelhantes ao que o investidor defensivo deve usar, mas as restrições são mais flexíveis, permitindo que o investidor empreendedor considere mais empresas. 



Note que não há nenhuma restrição em relação ao tamanho da empresa, e alguma diversificação também deve ser aplicada, mas o número de empresas detidas não é fixo para o investidor empreendedor. Contudo, ao analisar uma empresa, o investidor empreendedor também deve estudar cuidadosamente os seus relatórios financeiros anuais. 

Lição número 4: Invista com margem de segurança.

Existe um risco que nenhum planejamento cuidadoso pode verdadeiramente eliminar: o risco de estar errado. No entanto, você pode minimizar esse risco assegurando que todo investimento que você faça tenha uma margem de segurança. Como mencionado antes, o preço e o valor real de uma empresa nem sempre são os mesmos. 



Quando o preço cotado é de, no máximo, dois terços do seu valor real, o investidor encontrou uma empresa com margem de segurança suficiente. O mercado acionário é conhecido por ter um maior risco de perdas, quando comparado a renda fixa, e para Graham, uma forma de reduzir a probabilidade de perda e potencializar os ganhos é por meio da compra de ações com “margem de segurança”, ou seja, por um preço abaixo do valor intrínseco/real.

Por exemplo, em momentos de pessimismo exagerado, como crises econômicas, é comum que as ações de empresas grandes e sólidas também sejam “contaminadas” pelo ambiente pessimista. Nessa situação, é possível adquirir estes papéis por cotações abaixo do que realmente valem.



Lição número 5: Risco e recompensa nem sempre estão correlacionados. 

De acordo com a teoria acadêmica, a taxa de retorno que um investidor pode esperar deve ser proporcional ao grau de risco que ele está disposto a correr. O risco é então medido como a volatilidade dos retornos sobre o investimento, ou seja, o quanto ele divergiu historicamente do seu valor esperado. Graham não concorda com essa afirmação. Em vez disso, ele argumenta que o preço e o valor dos ativos muitas vezes estão desconectados. 

Portanto, o retorno pode ser muito maior ou muito menor do que o risco sugere. O retorno que um investidor pode esperar é um resultado do tempo e esforço que ele dedica na busca por ativos em oferta. O mínimo retorno é destinado ao investidor defensivo, enquanto o máximo é destinado ao investidor empreendedor que utiliza de habilidade e experiência máxima. Considere o seguinte: são quatro horas da manhã e você está bebendo nas ruas de Moscou com seus amigos. 



Vocês decidem que é cedo demais para encerrar a noite e acabam indo para partes mais obscuras da cidade. Em um bar particularmente duvidoso, um homem se aproxima de você e pergunta se você quer jogar um jogo. Seu amigo mais corajoso e menos sóbrio responde que “jogos são divertidos”. Então o homem coloca na sua frente um revólver carregado com uma bala e oferece 10 mil dólares se você tiver coragem de jogar roleta russa e dar um tiro. 

Seu amigo bêbado se aproxima da arma, mas você o impede e educadamente informa ao homem que vocês vão passar desta vez. Logo, o homem responde que já esperava por isso e pergunta se agora vocês não querem tentar por 100 mil dólares, e dar dois tiros. Essa história representa a maneira “acadêmica” de exigir uma recompensa potencial maior para assumir um risco maior. 



No mercado de ações, no entanto, risco e recompensa nem sempre estão correlacionados, por exemplo, se você comprar uma ação por 60 centavos de dólar, isso representaria uma oportunidade de grande potencial de recompensa, com risco baixo. Além disso, se você encontrar outra empresa que possa ser comprada por 40 centavos de dólar, encontrou uma oportunidade de recompensa ainda melhor, combinada com um risco ainda mais baixo. 

Finalmente, os 5 principais pontos deste livro são: 

1) O mercado tende a ser excessivamente otimista ou excessivamente pessimista muitas vezes; 

2) O investidor defensivo deve buscar uma carteira diversificada de ações e títulos, onde a categoria de ações consiste principalmente em questões de baixo preço; 



3) O investidor empreendedor também deve buscar ações que estejam negociando abaixo de seu valor real. 

4) O investidor inteligente deve assegurar uma margem de segurança ao adquirir um ativo; 

5) O risco e a recompensa não estão necessariamente relacionados. 

Continue a maratona e aprenda mais sobre os comportamentos que envolvem a ciência do sucesso, no audiobook do livro, A Psicologia Financeira, de Morgan Housel, aqui no PODFLIX, inscreva-se!

Compartilhar:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário

🤬 Pare de Vender seu Tempo e Saia da Corrida dos Ratos, Aprenda a Montar um Negócio com 4 Fontes de Renda.

Método Validado e Comprovado para Criar Novas Fontes de Renda no seu Tempo Livre

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

CUIDADO, SAIA DA CORRIDA DOS 🐀 E CONSTRUA UM ATIVO NO SEU TEMPO LIVRE!

⚠️ PARE DE VENDER SEU TEMPO, PENSE COMO RICO E INVISTA EM ATIVOS E NOVAS FONTE DE RENDA! "Os ricos investem em ativos, os pobres gastam com passivos" - Robert T. Kiyosaki

Você Quer Mais Tempo?

Mais Dinheiro?

Mais Dignidade? Ser Respeitado?

Mudar de Vida? Pois então...

Deixe o email e entre na aula